Socióloga por formação (Universidade Federal de Pernambuco), Raissa Rossiter possui ampla experiência como gestora nas áreas de fomento ao empreendedorismo e atuação voltada ao desenvolvimento econômico e social.

Possui Especialização em Planejamento e Administração de Recursos Humanos (Universidade Católica de Pernambuco), Formação em Consultoria (Valença & Associados – Aprendizagem Organizacional), Mestrado em Administração – ênfase em Marketing e Doutorado (PhD) na área de Gestão (University of Bradford School of Management, Reino Unido).

Vida de Estudante

Enquanto estudante universitária, Raissa foi estagiária da União Nordestina de Assistência a Pequenas Organizações – UNO, organização não governamental, atuante nos estados de Pernambuco e Bahia, pioneira no apoio a microempreendimentos e ao setor informal. A UNO foi precursora em programas de microcrédito no país. Raissa atuou ainda como estagiária do Instituto de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, Pernambuco, tendo participado de várias atividades de pesquisa da instituição.

Experiência Profissional

Atuou por mais de 27 anos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, onde iniciou a carreira ainda como trainee. Como gerente estadual no Sebrae em Pernambuco liderou várias iniciativas e projetos exitosos de apoio ao segmento das micro e pequenas empresas (MPE) no estado.

Já no Sebrae Nacional, implementou uma nova abordagem de marketing na instituição que orientou a estratégia de segmentação de mercado e a formulação do sistema integrado de atendimento ao cliente. Como assessora e chefe de gabinete da Presidência da Diretoria Executiva, participou ativamente das iniciativas de planejamento, que resultaram em importantes mudanças estratégicas da instituição, bem como de articulações institucionais nos níveis nacional e internacional.

Atuou também como gerente nacional de educação empreendedora, tendo coordenado a implantação dos programas pioneiros de Educação a Distância (Rádio, TV e Internet) e de estímulo à cultura empreendedora nos Ensinos Médio e Universitário.

Como gerente nacional de Acesso a Mercados liderou a formulação e a implantação de novas práticas mercadológicas no âmbito do Sistema Sebrae, com destaque para algumas iniciativas: Rede Nacional de Agentes de Mercado – Comércio Brasil; Inteligência Comercial; Comércio Justo e Solidário; e Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas.

Foi gerente nacional de gestão estratégica da instituição, liderando as atividades de planejamento estratégico e estudos e pesquisas da instituição.

Foi executiva nacional de relações com o mercado do Sistema Indústria (CNI-SESI-SENAI-IEL) por cerca de 3 anos, liderando a atuação articulada das entidades no apoio à indústria brasileira e na oferta de produtos e serviços aos seus trabalhadores nas áreas de educação, tecnologia e inovação, segurança, saúde e qualidade de vida e gestão.

Participação em Entidades

Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Pernambuco – ABRH/PE – na década de 90. Representou o Sebrae Nacional como conselheira nos Conselhos Deliberativos Estaduais dos Sebrae em Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro e no Pará.

Foi membro titular da Comissão Gestora Nacional do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário, da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/Ministério do Trabalho e Emprego. Participou  ainda como membro do Grupo de Trabalho “Cooperação com Populações Atingidas por Situações Climáticas Extremas”, coordenado pelo COEP (http://www.coepbrasil.org.br/portal/publico/home.aspx), no âmbito do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (http://www.forumclima.org.br/).

Formação Acadêmica

O gosto pelos estudos e pesquisas rendeu o título de aluna laureada no mestrado em Administração, que cursou como bolsista selecionada no Brasil pelo Programa Chevening do Governo Britânico, que seleciona lideranças que podem fazer a diferença em seus países de origem, na University of Bradford School of Management, no Reino Unido, em 1995. Na mesma instituição, concluiu o doutorado (PhD) em Estratégia e Negócios Internacionais conduzindo a pesquisa sobre O Impacto das Redes de Negócios na Internacionalização das Pequenas Empresas Brasileiras de Software.

Experiência Acadêmica e Palestras

Exerceu atividade docente em instituições universitárias em São Paulo (UNIMEP), Pernambuco (FESP/UPE, UNICAP, FACHO) e Distrito Federal (UNICEUB). Ao longo da carreira, Raissa Rossiter tem realizado inúmeras palestras no Brasil e exterior em temas relacionados a gestão, marketing e empreendedorismo. Foi Professora Visitante da Universidade de Brasília – UnB na área de Empreendedorismo e Inovação.

Informações Pessoais

Raissa é casada e é mãe de três filhos: Priscila, jornalista, Vitor, publicitário, e Marcela (18), estudante. Nascida no Rio de Janeiro, criada em São Paulo e com fortes raízes em Recife, Pernambuco, adotou Brasília como sua cidade há 20 anos. É cristã, membro da Igreja Presbiteriana.

Anúncios