priscila rossiter

Um final de semana mais que especial, em que tive a sensação de ter visitado um paraíso. Assim posso resumir minha rápida, mas inesquecível, estada na Pousada do Toque, situada no povoado do Toque, em São Miguel dos Milagres, litoral de Alagoas.

A Pousada do Toque tem tudo para fisgar o hóspede pelo aconchego, pela gastronomia, pela natureza deslumbrante que invade os nossos olhos, pela simplicidade elegante e conforto oferecidos, enfim, por tudo que faz dela um empreendimento premiado nacional e, agora, internacionalmente.

raissa rossiter

Em conversa com o Mauricio Lomonaco, um paulista que deixou a hotelaria em São Paulo para atuar como um gestor no empreendimento, pude saber um pouco mais dessa história que vem transformando o lugar e a vida das pessoas.

Últimas premiações da pousada:

http://www.viajenaviagem.com/2012/10/pousada-toque-premiada-wtm/

http://www.viajenaviagem.com/2012/10/pousada-toque-melhor-pousada-de-praia-premio-vt/

http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/90064

http://www.wtmlondon.com/page.cfm/link=201/t=m

Video da Pousada para o Prêmio WTM Global Awards 2012 (você fica conhecendo o JR!): http://www.youtube.com/watch?v=eqJeSGF-Pgs

A pousada prima pelo respeito ao meio ambiente e pela adoção da reciclagem em seus processos, fomentando projetos socioambientais, como o Projeto Peixe Boi, e pela inclusão social das comunidades que estão em suas redondezas, por meio do Projeto Toque de Taipa.

Visitei a horta orgânica (foto), onde tudo que é cultivado vai direto para a mesa de quem está por lá, e vi que na loja da pousada é valorizada a comercialização da produção artesanal local. A pousada apoia projetos que objetivam transformar a realidade de crianças, jovens e adultos da comunidade por meio do acesso à educação, qualificação e cultura.

priscila rossiter

Pude observar, nas práticas do empreendimento, como o turismo pode vir a ser realmente sustentável, com a visão de um empreendedor como Nilo Burgarelli, criador da Pousada do Toque, e se tornar um catalizador para processos de desenvolvimento socioambiental.

Bem, tudo isso seria mais que suficiente para causar admiração e respeito. Mas a pousada me conquistou mesmo – definitivamente – foi pelo carinho de sua equipe, todos oriundos da própria localidade. Inimitável. Imagina um local em que você, desde a sua chegada até a partida, é chamado pelo nome?! Lá tem o JR, uma figura que nos cativa com seu sorriso e bom humor e se torna nosso amigo, assim, na primeira conversa.

A equipe toda é muito afinada, atenta e trata a gente com carinho, mimo, coisa que não se vê facilmente por aí. Tem o Cláudio, o Bruninho (foto de abertura do post) e muitas outras pessoas cujos nomes, infelizmente, não consegui memorizar. Na próxima eu corrijo essa falha lamentável… Pela primeira vez – em toda a minha vida – sai de um final de semana em um simples “hotel” com os olhos lacrimejando de saudades das pessoas que eu mal havia acabado de conhecer! De emoção pelas histórias sobre transformação de pessoas da comunidade. Nunca senti isso antes, como turista, e confesso que foi muito bom… Um toque diferente, de amor.

Anúncios