Movimento Nossa Brasília será lançado nesta quinta-feira, 15 de março.

A iniciativa, idealizada por cidadãos e cidadãs que vivem em Brasília, com apoio de diversas instituições da sociedade civil, tem o objetivo de promover o protagonismo dos moradores da cidade na transformação do DF em um território sustentável, justo e com qualidade de vida. Depois de quase um ano de mobilização e organização, o movimento “Nossa Brasília” será lançado no dia 15 de março na Capital Federal.

O movimento faz parte da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que é composta por mais de 40 cidades no Brasil e na América Latina.

O “Nossa Brasília” também tem como característica ser uma articulação em prol do fortalecimento da democracia participativa e, por isso, estimula um diálogo permanente e ampliado com pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, universidades e empresas de distintas localidades do Distrito Federal.

 

marcelo ferreira - cb - d.a. press

 

Algumas das metas do movimento são a busca por: convivência equilibrada com o meio ambiente, acesso à água limpa e abundante, mobilidade não poluente e fluida, comunicação democrática, liberdade cultural e planejamento urbano sustentável.

A arquiteta e Pró-reitora de Natureza e Meio Ambiente da Unipaz, Regina Fittipaldi, estará presente e iniciará a solenidade, trazendo uma fala integradora entre as pessoas e a cidade. O secretário executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, e Elvis Bonassa, do Instituto Kairós,  também participarão do evento. Maurício Broinizi falará sobre a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e a importância da formação de movimentos que reinventem as relações com as cidades, ressignifiquem e estimulem a cidadania participativa. Elvis Bonassa abordará a importância que a construção de indicadores tem para o efetivo controle social sobre as políticas públicas.

Fará ainda um depoimento uma das fundadoras e atual presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem 100 Dimensão, Sônia Maria da Silva.

O evento é aberto à população e não é necessário confirmar presença.

Dentre as principais instituições da sociedade civil que participam e apoiam o Movimento, estão: Inesc, Instituto Vitae Civilis, Instituto SocioAmbiental, Instituto Sabin, Instituto Israel Pinheiro, Fundação Avina, Sustentável na Prática, CDS/UnB (Centro de Desenvolvimento Sustentável), IPoema, entre outros.

Serviço:

Lançamento do Movimento Nossa Brasília
Data: 15/03/2012
Local: Auditório do Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro – Asa Norte – Brasília
Horário: A partir das 18h30

Anúncios