getty images

Em um passado não muito distante, ambientalistas eram vistos de forma estereotipada, como indivíduos radicais que buscavam, acima de tudo, brecar propostas que visassem o desenvolvimento econômico, encarando-o como ameaça à preservação do meio ambiente.

O debate acirrado entre ambientalistas e ruralistas sobre a aprovação de mudanças no Código Florestal traz de volta esse falso antagonismo. Mas em um novo contexto. Mais informado e mais participativo. Em novas bases.

A diferença é que os tempos mudaram e a sociedade civil já não se encontra tão apática. Começa a despertar para a importância de leis que afetem a manutenção da vida hoje e no futuro. A comunidade científica se manifestou, em sua maioria, contrária à aprovação das propostas de alterações feitas de forma açodada, sem diálogo qualificado.

Para se ter apenas uma ideia das muitas consequências dramáticas por se desconsiderar parâmetros adequados de ocupação do solo e preservação da vegetação natural, cientistas apontam que a ocupação desenfreada em áreas urbanas de várzeas, encostas e planícies que são cursos naturais d´água, é uma das principais causas de “desastres naturais”. Nos últimos anos, temos visto tragédias previsíveis ocorrerem em muitos estados brasileiros, afetando a população e a economia local, em particular os pequenos negócios.

Entidades respeitadas, como a Conservação Internacional Brasil, manifestam que a proposta do relatório do deputado Aldo Rebelo é extremamente perigosa à sustentabilidade das áreas rurais. Pior, pela falta de embasamento cientifico, prejudica o equilíbrio ecossistêmico. Representa um risco de apagão hídrico e energético para o país. Em função do conhecimento acumulado e pelas tecnologias disponíveis – é o que defende a comunidade científica – o aumento da produção e da produtividade agrícola pode estar em sintonia com a sustentabilidade ambiental.

Links importantes sobre o assunto:

O Código Florestal e a Ciência: Contribuições para o diálogo. Documento da SBPC e ABC. http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/codigo_florestal_e_a_ciencia.pdf

Cartilha: Código Florestal: Entenda o que está em jogo com a reforma de nossa legislação ambiental. WWF. http://www.wwf.org.br/informacoes/?27443/Codigo-Florestal-Entenda-o-que-esta-em-jogo-com-a-reforma-de-nossa-legislacao-ambiental

Série de três vídeos com o pesquisador Paulo Barreto, do IMAZON – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, falando sobre o Código Florestal.

http://www.youtube.com/watch?v=fY0e_4bNCqc&feature=player_embedded

Anúncios