getty images

Foram lançadas duas iniciativas muito importantes para que a sustentabilidade faça parte das estratégias de negócios das micro e pequenas empresas brasileiras. Uma para estimular a disseminação da cultura empreendedora junto ao público de jovens universitários, com foco na sustentabilidade, e a outra para as empresas já estabelecidas. Ambas do Sebrae.

Com o tema “A Idéia é Fazer a Diferença. Faça a Diferença”, o Desafio Sebrae 2011, um jogo de negócios virtual, vai estimular milhares de universitários, que competirão em times que simularão pequenas empresas, na gestão de uma fábrica de bicicletas, um meio de transporte ecologicamente mais eficiente. http://www.desafio.sebrae.com.br/Site/Materias/431

Para atender, apoiar e disseminar conhecimentos apropriados às micro e pequenas empresas, o Sebrae no Mato Grosso lançou, em Cuiabá, esta semana, o Centro Sebrae de Sustentabilidade – CSS, que será uma referência nacional nessa área.  http://www.mt.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=772&cod=11775367

Essas iniciativas vêm em muito boa hora! A sociedade está cada vez mais consciente da necessidade de consumir produtos e serviços que contribuam para a preservação ambiental e sejam produzidos de maneira socialmente responsável, justa e economicamente viável.

O Brasil precisa recuperar o tempo perdido. São políticas mais permanentes e ações concretas e efetivas, como essas, que contribuirão para proteger o planeta e favorecer as futuras gerações.

Não são somente os gigantes empresariais que podem fazer a diferença nessa questão. Os milhões de empreendimentos, representados pelas empresas de micro e pequeno porte, têm um papel inestimável nesse processo urgente de mudanças. E há muitas chances de negócios na indústria, no agronegócio, no comércio e nos serviços. Em todos esses setores cabe um olhar inovador, de um empreendedor que aproveite oportunidades, mas que seja mais consciente de sua responsabilidade social e ecológica.

Anúncios