stock.xchng

Em meio a tantos temas importantes, na esteira da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho, há um debate que está na agenda nacional e merece ser conhecido e acompanhado mais de perto por todos nós: a questão das modificações que o Congresso Nacional poderá promover no Código Florestal.

Ambientalistas, Ongs e outras organizações da sociedade civil buscam ampliar a discussão, mobilizando com muita propriedade a sociedade brasileira para os riscos de se ampliar o desmatamento de florestas no país, caso aprovadas as propostas atuais de revisão.

É verdade que temos diminuído o ritmo do desmatamento no Brasil, conforme nos indicam dados do relatório de Avaliação Global de Recursos Florestais 2010, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Mas não nos enganemos: a América do Sul, ao lado da África, está entre os continentes com maiores perdas anuais de áreas verdes no período entre 2000 e 2010.

Vale a pena visitar o site SOS Florestas – O Código Florestal em Perigo, pois traz informações muito relevantes que ajudam a entender melhor a questão e seus impactos sobre a economia e a qualidade de vida dos brasileiros, nos centros urbanos e no meio rural: http://www.sosflorestas.com.br/index.php

No site do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM é possível encontrar depoimentos de especialistas, produtores, professores e parlamentares sobre o assunto: http://www.ipam.org.br/mais/videocast

É preciso participar deste debate. Nós, brasileiros, somos todos “povos da floresta”!

Anúncios