www.oficinadoempreendedor.com.br

Conheci o Sandro Morales como facilitador do Seminário Empretec, programa de desenvolvimento do empreendedorismo da ONU aplicado pelo Sebrae no país, em 1993, em Vitória, Espírito Santo. Foram dias intensos nos quais, como jovem técnica do Sebrae em Pernambuco, tive a oportunidade de  participar do seminário e vivenciar uma experiência inesquecível. Ao final, saímos todos instigados como pessoas, profissionais e empreeendedores, reais e potenciais.

No Seminário Empretec tivemos também o privilégio de ver nascer novos relacionamentos profissionais, alguns transformados em duradouras amizades. Voltei entusiasmada com os novos conceitos e habilidades que acabara de ver despertadas em mim e nos colegas de seminário. Fomos todos completamente “contaminados” pelo empreendedorismo! 

Desde então passei a admirar e respeitar o Sandro, em sua capacidade de abordar conceitos profundos, porém de uma forma descomplicada, mas sempre inteligente, com irreverência e, ao mesmo tempo, grande profissionalismo.

Acabei de saber de sua morte prematura. Fica aqui registrada minha homenagem a essa pessoa admirável, capaz, que construiu uma obra invisível, mas muito importante. O Sandro foi, nesses últimos vinte anos, muito mais que um facilitador, mais que um consultor. Ele foi um parceiro da instituição Sebrae, contribuindo diretamente para despertar e preparar milhares de empreendedores em todo o país.

Além da atividade educacional, Sandro também avançou conhecimentos acadêmicos na área de empreendedorismo. Sua tese de doutorado “Relação entre competências e tipos psicológicos junguianos nos empreendedores”, defendida junto à Universidade Federal de Santa Catarina, que há alguns anos generosamente compartilhou comigo, certamente é uma de suas muitas contribuições nessa área de conhecimento. Na introdução do trabalho ele fala, de forma inspirada, que não teve medo de empreender, desbravar o mundo e realizar sonhos. Realizou sim – não só os dele – mas os de muitos brasileiros que ousaram empreender a partir de seus ensinamentos.

Sandro Morales: um mestre em empreendedorismo. Muito obrigada!

Anúncios