reprodução (blog pesquisadores da unicamp)

A mídia tem mostrado toda a devastação e o caos decorrentes da tragédia do terremoto no Haiti, as histórias dos sobreviventes, enfim, todo o drama que, felizmente, vem mobilizando o planeta para a fundamental ajuda humanitária e a cooperação internacional. Além desse quadro, que os repórteres de todo o mundo estão mostrando praticamente online, existe um outro lado que também nos traz lições importantes.  

O blog de um grupo de jovens estudantes de ciências sociais da UNICAMP que está no Haiti realizando pesquisa de campo antropológica, traz registros emocionantes das soluções de sobrevivência que vão sendo engendradas pelo próprio povo haitiano, no meio da tragédia, para manter a vida funcionando.

Esta foto postada no blog dos estudantes é impressionante e mostra uma mulher na praça Champ de Mars, no centro da cidade, na quinta passada, após o terremoto, cozinhando a céu aberto, mas mantendo o comércio local em funcionamento. Acredito que a reconstrução do país poderá nascer da rede de solidariedade do próprio povo haitiano, não só da importante ajuda internacional.

Pesquisadores da Unicamp no Haiti: http://lacitadelle.wordpress.com/

Anúncios