Conheci nessas férias, em visita ao parque temático Animal Kingdom (Reino Animal), da Walt Disney World, uma experiência bem-sucedida que demonstra que conservação e desenvolvimento local podem ter tudo a ver. O parque tem um enfoque conservacionista, com várias iniciativas e campanhas integradas às estratégias do negócio. Mas a iniciativa que me chamou mesmo a atenção foi apresentada em uma conversa com o David Lindeman (foto), profissional da equipe do parque. Com muito entusiasmo e paixão ele falou sobre o Projeto Titi (Proyecto Titi), apoiado pelo Fundo Global de Conservação da Disney (Disney Worldwide Conservation Fund – DWCF), que combina pesquisa, educação e programas comunitários para fazer da preservação do mico cabeça-de-algodão e da conservação de recursos naturais uma atividade economicamente viável na Colômbia. 

Marcelo Lima Costa

Graças às ações deste projeto, o governo Colombiano acolheu a proposta de definir o mico cabeça-de-algodão como espécie seriamente ameaçada de extinção. A comunidade de Los Limites criou então as eco-mochilas, feitas de sacolas plásticas que antes poluíam a localidade, como alternativa para a falta de um sistema de coleta local de lixo. As eco-mochilas do projeto, feitas pelo grupo de mulheres Asoartesanas, estão sendo comercializadas em várias partes do mundo, no próprio parque Animal Kingdom  (foto) e já estão circulando também nos meios fashion, em eventos como a VI Expoempresaria 2009, Feria de la Mujer Empresaria, em Bogotá. 

Marcelo Lima Costa

 

O Projeto Titi tem páginas nas comunidades do Facebook e do Twitter :

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Proyecto-Titi/252328650693#/pages/Proyecto-Titi/252328650693?v=wall

Twitter: http://twitter.com/ProyectoTiti

E, apresentando…o mico cabeça-de-algodão: 

Proyecto Titi

No Brasil, temos o caso do mico-leão-dourado, internacionalmente conhecido, também ameaçado de extinção em seu habitat natural, a Mata Atlântica. Existe a Associação Mico-Leão-Dourado. Precisamos dar maior visibilidade no Brasil a projetos que associem conservacionismo e desenvolvimento local, como esse da Colômbia. Alguém conhece alguma boa experiência?

Anúncios